Visitas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Novo Padrão de Certificação florestal

Foi aprovado o padrão SLIMF- sigla em inglês que significa manejo florestal em pequena escala e/ou de baixa intensidade. A ação faz parte de um esforço conjunto do FSC Brasil, WWF- Brasil e Universidade Federal de Viçosa, com as empresas de celulose, papel e embalagens.
Eles buscam inserir a certificação florestal em pequenos produtores no Brasil com o objetivo de ampliar a conservação e restauração da Mata Atlântica, bioma onde se encontra grande parte dos pequenos produtores florestais brasileiros. No entanto, é aplicável a todas as propriedades no Brasil, tanto para florestas nativas, quanto para plantações florestais, de acordo com as especificações de área e intensidade.
Para ser classificado como SLIMF, é necessário se enquadrar em pelo menos um dos critérios estabelecido pelo FSC. São eles o tamanho total da Unidade de Manejo Florestal (UMF) e a intensidade do manejo.
Certificação Florestal- A Certficação florestal deve garantir que a madeira utilizada em determinado produto é natural de um processo produtivo exercido de forma ambiental adequada, socialmente justa e econimicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes. A sigla FSC vem do inglês Forest Stewardship Council, que traduzido significa Conselho do Manejo Florestal. O objetivo desse conselho é fazer o uso racional da floresta, garantindo sua existência por um longo tempo.




 Fonte: http://www.wwf.org.br/?35602/Novo-padro-de-certificao-florestal-beneficia-pequenos-produtores


.





Nenhum comentário:

Postar um comentário