Visitas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Devastação de Florestas

O homem precisa satisfazer suas necessidades, e para isso está sempre recorrendo à natureza, retirando dela tudo aquilo que precisa. Para isso damos o nome de exploração.
Hoje, já sentimos as conseqüências da exploração dos recursos naturais no nosso dia-a-dia, e temos conhecimento dos problemas enfrentados pelo planeta com tudo isso. Um dos maiores recursos naturais explorados pelo nosso país são as florestas.
As florestas guardam uma grande riqueza em sua diversidade. Plantas e animais desconhecidos, madeira, minérios e outros recursos explorados fazem parte dessa diversidade que são de grande interesse para o homem, principalmente economicamente.
A exploração leva à retirada da vegetação para a obtenção de madeira, usada por várias fábricas ou para exportação. Com isso, a área devastada pode ser utilizada para a monocultura agrícola, para a formação de pastos, para criação de animais, e ainda explorada pela indústria mineradora.
Aos poucos, pela exploração descontrolada, as florestas vão desaparecendo. Animais e vegetais que poderiam ser utilizados pela Ciência e pela Medicina desaparecem, pois já não possuem mais onde morar, os solos são desgastados pela erosão e os rios sofrem devido à retirada da mata ciliar.
Precisamos, antes de tudo, repensar a importância que as florestas possuem em nossas vidas, assim como as áreas verdes em nossas cidades, e as conseqüências da possibilidade de seu desaparecimento.
Precisamos pensar também na possibilidade de exploração e natureza poderem "conviver" de forma equilibrada, sem causar danos maiores ao nosso ambiente e à nossa forma de viver.
Curiosidades:
- A Mata Atlântica cobria todo o litoral brasileiro e hoje está reduzida a apenas 4% do seu estado original.
- A Floresta Amazônica brasileira representa 40% das reservas de florestas tropicais úmidas ainda existentes no planeta.
- As queimadas contribuem para a emissão de grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa.
- As matas, além de diminuírem os riscos de erosão, contribuem também para a manutenção do ciclo da água e da estabilidade climática.
- As florestas tropicais possuem solos muito pobres e que a sua manutenção é realizada pela rápida reciclagem dos materiais em decomposição encontrados na terra.


Esse texto foi retirado de:

4 comentários:

  1. Acho que o homem deve tirar para sobreviver, mas não acho que ele deve deixar por isso mesmo, pois na floresta há muitos recursos, ou seja, ele teve tirar, mas colocar de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que isso deveria ser feito, ma sinfelizmente isso não acontece

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante mais tome cuidado quando deixar o fundo da letra um diferente do outro.

    ResponderExcluir