Visitas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Incêndio florestal deve se alastrar no parque Yosemite, nos EUA

Um incêndio florestal que atinge o Parque Nacional Yosemite, no oeste dos EUA, deve continuar avançando nesta terça-feira, ameaçando um reservatório hídrico que abastece grande parte de San Francisco.
O incêndio chamado Rim já queimou mais de 160 mil hectares de mata, uma área maior do que Chicago, principalmente na Floresta Nacional Stanislaus, a oeste de Yosemite.
Mas o incêndio deveria avançar para leste durante a noite, penetrando mais profundamente no parque nacional, e também em áreas ao norte, segundo Trevor Augustino, porta-voz do Serviço Florestal dos EUA.
Na segunda-feira, o incêndio já havia "avançado bem no parque", segundo Augustino, mas ao final do dia os bombeiros haviam conseguido conter 20 por cento da sua área -- um avanço em relação aos 15 por cento de contenção divulgados horas antes.
A temperatura na terça-feira deve permanecer elevada, em torno de 30ºC, com ventos de 15 a 25 km/h, vindos do sudoeste, segundo o porta-voz.
O flanco leste do incêndio chegou na segunda-feira cerca de 800 metros do reservatório Hetch Hetchy, no rio Tuolumne, dentro do Yosemite. Essa represa fornece 85 por cento da água consumida por 2,6 milhões de pessoas em San Francisco e comunidades adjacentes, 320 quilômetros a oeste.
Cinzas caíram na superfície do reservatório, mas análises feitas no final da tarde indicavam que a água continuava própria para consumo, segundo uma porta-voz da Comissão de Serviços Públicos de San Francisco.
Se o incêndio afetar a qualidade da água no Hetch Hetchy, o suprimento poderá ser desviado para um reservatório menor na região de San Francisco, onde a água seria filtrada antes de ser distribuída, segundo as autoridades.
O incêndio já danificou duas de três usinas hidrelétricas ligadas ao reservatório Hetch Hetchy. Essas usinas abastecem todas as instalações públicas de San Francisco, como hospitais e quartéis de bombeiros.
A cidade precisou recorrer à energia armazenada para emergências, além de comprar eletricidade no mercado aberto para compensar a diferença.
O incêndio já destruiu meia dúzia de casas, e cerca de 4.500 moradias permanecem ameaçadas. A maior parte do Yosemite, com 310 mil hectares, continua aberta a visitantes.
Mais de 3.700 bombeiros participam do combate ao incêndio, cujas causas permanecem sob investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário